A receita base desta torta é para liquidificador, mas me parece que ela fica incrivelmente mais macia e fofa quando batida à mão, pois dessa forma incorporamos mais ar à massa. É uma dessas de origem desconhecida, que estão anotadas no surrado caderninho de receitas da sua mãe desde tempos imemoriais, entre páginas manchadas de óleo e escritos inintelegíveis de empadinhas da Ana Maria Braga, obviamente copiadas às pressas das indicações ditadas da televisão.
A receita foi modificada nos seguintes aspectos: integral, legumes variados, molho de tomate e requeijão. Por favor, sintam-se à vontade para alterá-la ainda mais conforme a disponibilidade de suas despensas:
Torta Integral de Legumes
Massa:
3 ovos inteiros
2 xícaras de chá de leite
1 xícara de chá de óleo vegetal
1 pacote (50g) de queijo parmesão ralado
4 colheres de sopa de molho de tomate peneirado
1 colher de sobremesa de fermento biológico
12 colheres de sopa de farinha de trigo integral
Sal à gosto
Recheio:
1/2 cenoura crua ralada
1 lata de milho verde escorrido
150 g de alcachofra em conserva cortada em cubos
Azeitonas verdes picadas a gosto
6 colheres de sopa de requeijão
Queijo parmesão ralado para cobrir
Misture os ovos, o leite, óleo vegetal, queijo ralado e o molho de tomate. Peneire a farinha, o fermento e o sal e incorpore à mão. Despeje em uma forma grande untada e polvilhada com com farinha. Por cima, despeje a cenoura, o milho verde, a alcachofra em cubos, as azeitonas e colheradas do requeijão. Finalize com queijo parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 min ou até dourar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário