domingo, 23 de dezembro de 2012

Muffins de Doce de Banana (extremamente molhadinhos!)

Tentando fugir de muffins industrializados com gosto de massa pronta e cupcakes transbordando de coberturas e recheios calóricos, você procura em vários sites de receitas um muffin que satisfaça o seu paladar. Porém, na primeira mordida, descobre que seu suado bolinho ficou seco e farelento.


Não se preocupe, depois dessa receita de muffins doce de banana, você não vai querer saber de outros muffins no seu café da manhã. Sim, são um pouco mais trabalhosos, mas o resultado não desaponta, eles são incrivelmente úmidos e cremosos por dentro. Aconteceram por acaso, numa necessidade impetuosa de assar um doce para a festa anual de amigo secreto dos meus colegas de acampamento e na falta de ingredientes adequados. Agarrei a primeira receita de muffins de banana que apareceu no Google. Desculpe-me, Nigella, mas tenho certeza de que os meus ficaram melhores os seus, modéstia à parte. Por ter o sabor de banana mais concentrado, o doce acaba conferindo essa mesma qualidade aos muffins, e a calda do doce ajuda no fator "molhadinho".


Muffins de Doce de Banana


Brilho nunca é demais, só uma decoração básica de Natal :)

150 g de farinha de trigo
110 g de farinha de trigo integral
2 colheres de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de canela
1/4 colher de chá de noz moscada
2 xícaras de doce de banana (receita abaixo)
75 g de manteiga derretida (talvez um pouco mais, grudaram um pouquinho no papel)
115 g de açúcar mascavo
1 colher de chá de mel
2 ovos
125 mL de leite

Peneire os secos em uma vasilha grande (farinha, fermento, bicarbonato, sal, canela e noz moscada). Amasse o doce de banana num prato. Noutra vasilha, bata delicadamente o doce de banana, a manteiga (já em temperatura ambiente, pois não queremos cozinhar os ovos), o mel, os ovos, o leite e o açúcar mascavo. Coloque de uma vez sobre os secos e misture bem. Pré-aqueça o forno a 190ºC. Disponha forminhas de papel em assadeiras para muffins e despeje colheradas nas forminhas. Leve ao forno por 25 minutos até assarem completamente. Rende 12 muffins comuns ou 24 mini muffins.


Doce de Banana

10 bananas nanicas descascadas e inteiras
1 e 1/2 xicara de açucar
5 cravinhos da índia
5 colheres de sopa de água

Em uma panela de fundo largo despeje o açúcar, arrume as bananas e coloque os cravinhos. Em seguida ascenda o fogo e espalhe nos cantinhos da panela a água. Deixe cozinhando em fogo baixo até que as bananas fiquem moreninhas e caramelizadas. Rende mais do que o necessário para os muffins, mas acho que ninguém se incomoda com excesso de doce de banana na geladeira, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário