sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Casa Mathilde, doçaria tradicional portuguesa e objeto do meu afeto

Existem amores que demoram a se desenrolar e a criar laços e raízes e que, mesmo então, parecem nunca ter conquistado nosso âmago. Por outro lado, e é certo que sempre há um outro lado, existem amores à primeira vista que chegam avassaladores varrendo tudo que havia antes... sim, sim, clichê é comigo mesmo.

Ontem pela manhã - saindo do metrô São Bento e revivendo o caminho que repeti durante quase um ano de trabalho em São Paulo - encontro, oras pois, um local inédito na esquina da Praça Antônio Padro, moderno e iluminado, com vidros que se estendem por dois andares, exibindo como joias raras nas vitrines seus charmosos pastéis de nata . Com tal ambiente convidativo, meu cérebro foi lento demais para pensar duas vezes ("Será que é muito caro, devo entrar?") e minhas pernas seguiram o caminho da minha vontade.

Fonte: Página da Casa Mathilde no Facebook
Posso afirmar que não me arrependi, na verdade fiquei encantada com esse recinto de doces portugueses - mistura de café, confeitaria, padaria. A loja é longa e levei uns cinco minutos para percorrê-la até o final, observando o balcão repleto de delícias. Primeiramente, há alguns salgados recheados como se encontra em um café, não tenho mais detalhes a dar porque realmente não prestei-lhes muita atenção. Depois, vêm os mais variados doces, biscoitos, bolos, rocamboles, pasteis, pães... ai ai. Em frente ao balcão, há mesas e bancos acolchoados para se sentar e também há um segundo andar com mais mesas e cadeiras. No fundo da loja, fica a cozinha que é visível aos clientes com um enorme vidro. E pelo que entendi, a fábrica própria fica no terceiro piso.

Uma das coisas que mais me cativou nessa loja - sem mencionar os doces incríveis - foi o tamanho. É simplório da minha parte, mas dá uma sensação de importância entrar num desses lugares grandes e arejados, iluminados, com teto alto. Os preços também foram essenciais para estabelecermos nosso amor. Não são absurdos, pelo contrário, senti que a qualidade do produto valeu o preço.

A Casa Mathilde é uma doçaria tradicional de Portugal fundada em 1850 em Sintra e que ficou famosa por se tornar a fornecedora oficial de queijadinhas à Casa Real depois que D. Fernando II se apaixonou pelo quitute em uma viagem à cidade. A doçaria portuguesa fechou em 1974 e agora veio ao Brasil pelas mãos de um dos herdeiros da Dona Mathilde. Segundo o Estadão, o investimento na loja foi de 5 milhões, e já pretendem abrir filiais em outros bairros paulistas. Além disso, teriam trazido da terra-mãe dois mestres pasteleiros a quem cabe o segredo dos cremes e recheios (que são preparados separadamente na "casa dos cremes" ou "casa dos segredos", pois nem os sócios podem entrar lá!).

Na minha visita, fui modesta e escolhi uma Noz de Galamares, um docinho de gemas e amêndoas coberto com caramelo e nozes. E tomei um cafézinho Segafredo, muito bem tirado por sinal. Trouxe para casa biscoitinhos de azeite e mel e biscoitinhos de canela, também aprovados!


Lembro-me de ver pastéis de nata, cones com recheio de chocolate, bolos de arroz, queques, torta de amêndoas, biscoitinhos variados, salaminhos (ou salamões, pois eram enormes!), croissants, bolas de Berlim (massa frita recheada com creme de confeiteiro), travesseiros de Sintra, paulmiers monstruosos cobertos com fondant, e queijadas (que me arrependo de não ter provado, já que ainda não conhecia a história). Ah, sim, e muitos suspiros, porque não só de gema se faz um ovo, minha gente...

Pastéis de Belém e Travesseiros de Sintra  - Fonte: Página da Casa Mathilde no Facebook
Só me arrependo de não haver tirado mais fotos, mas procurem pela rede que encontrarão diversas. Abertos há dois meses, já estão indicados ao prêmio Comer e Beber da Veja na categoria doceria. Funcionam das 9h às 19h30 durante a semana e das 9h Às 15h30 aos sábados. Confiram a Casa Mathilde - Doçaria Tradicional Portuguesa e sua página no Facebook.

Um comentário:

  1. Hey, dei uma fuçada no seu blog! O amei *-*
    Adorei essa loja, adoro docerias desse estilo! Você escreve incrivelmente bem! Estou te seguindo e espero suas novas postagens! \o Adorei!

    ResponderExcluir