domingo, 15 de setembro de 2013

Pão de leite de Hokkaido, com método chinês Tangzhong

Essa é uma receita que estou devendo para meus leitores há tempos. Para que tenham noção, as fotos datam de 3 de junho. Digam se sou não indisciplinada, desregrada e irresponsável? Que lástima! Mas não se aflijam, trago belas fotos dessa receita para satisfazer as suas vontades.

Este é um pão branco. Sim, daqueles com farinha de trigo refinada, com açúcar refinado, tudo a que se tem direito refinado, pois há dias em que só um pãozinho de forma branco resolve. Contudo, todavia, entretanto, isso não quer dizer que sua vontade deve ser saciada com um pão embalado num saquinho que com textura de borracha e cheiro de plástico, injetado com conservantes e com preço inflacionado, certo?

A parte mais interessante dessa receita é o método Tangzhong utilizado para preparar o pão, que o mantém fofinho por vários dias (vocês sabem que pão caseiro tende a ressecar rapidamente por não conter os maledetos emulsificantes, conservantes, etc.). Esse método chinês (também vi que é de origem japonesa, oh god, método asiático, que seja hahah) consiste em preparar um roux com água e farinha que depois será adicionado à massa. Pode parecer um pouco trabalhoso, mas prometo que vale o esforço.
Foi feito às pressas, por favor não reparem no acabamento do pão

















Pão de leite de Hokkaido

Tangzhong
1/3 xícara de farinha de trigo
1 xícara de água
Leve ao fogo baixo até engrossar, como um pudim. Cubra a superfície com filme plástico e deixe esfriar na geladeira até usar. Pode ser conservado sob resfriamento por até 3 dias. Rende tangzhong suficiente para dois pães.

Massa
2 e 1/2 xícara de farinha de trigo
4 colheres de sopa de açúcar refinado
1/2 colher de chá de sal
1 ovo
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de tangzhong (receita acima)
2 colheres de chá de fermento biológico seco
4 colheres de sopa de manteiga pomada
1 gema
Na batedeira, peneire a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Acrescente o leite, o ovo e o tangzhong e bata por 5 minutos em velocidade média com o batedor em formato de gancho. Acrescente a manteiga aos poucos, batendo por mais 10 minutos. Boleie e deixe crescer por aprox. 40 minutos. Separe a massa em 4 ou oito partes. Boleie cada parte e deixe descansar 10 minutos. Abra com um rolo em formato retangular. Se desejar, neste ponto recheie cada retângulo (com manteiga e canela, passas, geleias, etc.). Enrole os retângulos no sentido do comprimento. Acomode os rolinhos numa forma de bolo inglês untada. Deixe crescer por aprox. 50 minutos. Pincele com uma gema batida ou com eggwash comum e asse por cerca de 35 minutos em forno pré-aquecido a 180ºC.



Olhando essas fotos me pergunto por que não preparei esse pão novamente...

4 comentários:

  1. Fiz ontem. Amei. Só que fiz bolinhas de 60 grande cada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma delícia, não é? Preciso fazê-lo novamente! Heheheh :)

      Excluir
  2. Maravilhoso pão fofinho e úmido melhor pão que já fiz

    ResponderExcluir