terça-feira, 22 de outubro de 2013

Panquecas holandesas assadas (Dutch-baby pancakes)


Não tenho muito a compartilhar hoje, apenas uma receitinha para uma manhã de domingo, nada mais. Conteúdo e fotos não me faltam, acreditem, só me falta o tempo e a dedicação para passar tudo acá. 

Apesar de holandesas no nome, essas panquecas assadas são tradicionais na Alemanha. Elas não levam nenhum tipo de fermento ou agente para fazê-las crescerem (estilo popover) e o correto seria assá-las numa frigideira toda de ferro (o que as faria inchar mais). Elas crescem, mas afundam assim que saem do forno, portanto garfos preparados para atacar assim que ficarem prontas. Curiosamente, é a mesma massa usada para fazer o clafoutis francês, que leva cereja inteiras com caroço.

Sirva com frutas, compotas, geleias, melado, etc. O melhor acompanhamento, entretanto, é açúcar de confeiteiro e umas gotinhas de limão.


























Panquecas holandesas

2 colheres de sopa de manteiga
3 ovos
1 xícara (200mL) de leite
3/4 xícara (90g) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher de chá de extrato de baunilha
1/3  xícara (50g) de açúcar
Açúcar de confeiteiro e limão para servir

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Derreta a manteiga numa frigideira que possa ir ao forno e gire para untar bem todo o fundo e as laterais da frigideira. Bata no liquidificador os ovos, o leite, a farinha, o sal, a baunilha e o açúcar por 1 minuto até espumar. Despeje na frigideira untada e leve ao forno até dourar e crescer por cerca de 20 minutos. E pronto, a parte mais difícil dessa receita é de fato esperar os tais 20 minutos. Retirei a minha do forno assim que vi um pouco de cor e fofura porque a fome era imensa.


Deixarei dourarem mais nas próximas vezes





Nenhum comentário:

Postar um comentário