terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Biscoitos Recheados de Figo (com massa de chia e aveia)


Sou mentalmente inquieta, meus pensamentos não sossegam um segundo. Às vezes, tenho dificuldade para pregar o olho, porque há tantas coisas interessantes para ler e aprender e descobrir e me inteirar... Quem me conhece jamais diria isso, diria: “Não conheço garota mais sossegada, você é muito calma e zen”. E eu retrucaria com toda polidez: “Imagina, não sou calma, sou normal”. Obviamente, estaria mentindo, pois normal nunca fui, sempre fui inquieta na mente. É o que é ser normal, mesmo?

Bom, tudo isso para dizer que as receitas me atormentam, são como fantasmas arrastando correntes cujos ruídos não me deixam dormir e como diabinhos e anjinhos nos lóbulos de minhas orelhas atravancados num eterno bate-boca. “Mas e se substituísse por farinha de arroz?”, “Uhm, essa massa está muito líquida”, “Em que usar aquelas amêndoas lá no fundo da despensa?”, “Dá para fazer como naquela receita do Jamie, não é?”.

Certo, certo, chega de ladainha. Tudo isso para dizer que essa receita de biscoito recheado de figo com massa de chia e aveia (Ufa! Que comprido! Heheh) foi uma das que mais repercutiu nos côncavos do meu cérebro ultimamente e que estou completamente obcecada pelo blog da criadora dessa receita. Sarah Britton é uma nutricionista e chef holística, e o seu blog é o My New Roots. Também há um quê de ayurveda e todas as receitas são vegetarianas, sem açúcar refinado e outros produtos químicos e várias sem lactose e sem glúten. Ou seja, me ganhou.


Esses biscoitinhos recheados de figo são uma versão natureba dos biscoitos Fig Newtons da marca Nabisco, que por sua vez são uma versão americanizada e industrializada dos “fig rolls” do Egito Antigo, país que até hoje é o maior produtor mundial de figo.

A minha versão infelizmente não contém o chá rooibos (conhecido como chá vermelho na África), mas ainda pretendo comprá-lo para experimentar. Substitui por chá preto Darjeeling da Dilmah, que é delicioso, o melhor chá preto que já tomei. A receita rende pouco, cerca de 15 biscoitos.

Biscoitos Recheados de Figo

Massa:
1 xícara de aveia integral prensada
¼ de xícara de açúcar demerara (a original pede açúcar de palma)
¼ de colher de chá de bicarbonato de sódio
1/8 de colher de chá de sal
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de mel (original pede maple/ vegetarianos estritos podem substituir por melado)
1 colher de sopa de sementes de chia (servem como substitutas dos ovos em diversas preparações veganas, pois dão liga à massa)
4 colheres de sopa de chá preto forte
5 colheres de sopa de óleo de coco extravirgem
1 colher de chá de extrato de baunilha

Recheio:
1 xícara de figos secos picados
½ xícara de chá preto forte
½ fava de baunilha
2 colheres de chá de suco de limão
Uma pitada de sal

1. Prepare 1 xícara de chá preto bem forte. Leve uma xícara de chá de água ao fogo numa chaleira. Quando começar a ferver, acrescente uma colher de sopa de chá preto, ou despeje sobre dois saquinhos de chá preto. Deixe em infusão por 15 minutos e coe ou retire os saquinhos. Num pires, coloque a chia e 2 colheres de sopa do chá preto.



2. No processador, triture a aveia até obter uma farinha fina*. Acrescente o açúcar, o bicarbonato, o sal e a canela e processe para misturar. Em seguida, acrescente o mel, o óleo de coco, o extrato de baunilha, mais duas colheres de sopa de chá preto e as sementes de chia (que devem ter gelificado no líquido). Triture até a massa começar a formar uma bola. Enrole-a em plástico filme e deixe na geladeira enquanto prepara o recheio**.




3. Coloque os figos, o restante do chá preto (cerca de ¾ de xícara), o suco de limão e o sal numa panela pequena sobre fogo médio. Corte ao meio e raspe as sementes de meia fava de baunilha; adicione as sementes e a fava à panela. Cozinhe por aprox. 15 minutos mexendo de vez em quando até os figos derreterem e a mistura engrossar como uma geleia. Retire a fava, deixe esfriar um pouco e triture no processador até homogeneizar.


4. Sobre uma folha de papel manteiga ou plástico filme, abra a massa com um rolo no formato de um retângulo comprido. Divida visualmente em três tiras verticais e disponha o recheio na tira central. Dobre as tiras laterais sobre o recheio e aperte levemente para fechar. Corte em fatias e coloque sobre uma assadeira forrada com papel manteiga.


5. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 20 minutos ou até que estejam dourados. Deixe esfriar e guarde em potes herméticos.


Esses bebezinhos só ficam crocantes assim que saem do forno, mas não ficam menos apetitosos com o passar dos dias. Contudo, como é uma receita que rende pouco, recomendo consumi-los todos em um café da tarde com a família.

*Deveria ter triturado mais a minha aveia para não despedaçar na hora de abrir a massa.
**Acho que esse passo pode ser omitido, pois em meu caso não funcionou. A massa abriu melhor em temperatura ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário