sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Brownie de Tâmaras (sem glúten, açúcar, ovos ou lactose)

As sementinhas de chia dão uma crocância delicada
Já dá para ter uma ideia do que vem por aí, não? Ando sentindo compaixão pelas pessoas que sofrem de restrições alimentares como eu e agora quero criar tudo livre de tudo, deu para entender? Heheh. Livre de lactose, de açúcar, de glúten, de ovos, que mais? Só não posso dizer que esta receita de brownie se adapta ao crudivorismo, mas vou dar uma opção de modificação fácil para os crudívoros também (que, na verdade, é mais fácil do que a receita que fiz).

Esse brownie fica incrivelmente doce e o chocolate no nível exato, acompanhado do meu sorvete de coco fresco, uma tentação. Pena que não sobrou sorvete para tirar mais fotos. Vou torturá-los um pouco e deixá-los sem a receita do sorvete de coco (que leva carne, água e óleo de coco, agave, baunilha, sal e limão) até que tenha fotos para poder publicar tudo junto, receita e foto!

Até lá, o brownie de tâmaras se ocupará de distrair sua ânsia por doces!


Brownie de Tâmaras

300 g de tâmaras secas
100 g nozes chilenas
4 colheres de sopa de óleo de coco
1/2 xícara (50 g) de chocolate meio amargo em gotas (sem lactose, cheque os ingredientes do seu chocolate)

5 colheres de sopa de água (das tâmaras)
3 colheres de sopa de sementes de chia


1/4 de xícara de farinha de arroz integral
2 colheres de chá de fermento químico em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio em pó
2 colheres de sopa de cacau em pó

(Opcional:)
1 colher de sopa de guaraná em pó
1 colher de sopa de leite de soja em pó
1/2 colher de café de canela
1 colher de chá de mel (ou agave)


Ponha cerca de meio litro de água para ferver e utilize a água quente para cobrir as tâmaras e as nozes em vasilhas separadas. Isso servirá para amaciar as tâmaras e facilitar o trabalho do processador e para "acordar" as nozes, deixando-as inchadas. Ou, se preferir, deixe as nozes de molho por quatro horas antes de utilizá-las. Escorra as tâmaras e as nozes . Reserve cerca de 5 colheres de sopa da água das tâmaras e adicione as sementes de chia para "gelificarem".

Em um processador, triture as nozes (quase em ponto de pasta de nozes) e adicione as tâmaras e o óleo de coco. Não há problema em deixar alguns pedacinhos maiores de tâmaras, como fiz. Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria ou no micro-ondas e adicione ao processador. Pulse para misturar.

Fora do processador, acrescente as sementes de chia hidratadas e misture bem, você verá como a massa ficará leve como se tivesse usado ovos ;) Peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato e o cacau e misture vigorosamente. Adicione as especiarias e complementos que preferir. Utilizei guaraná, canela, leite de soja em pó e mel. Opções interessantes ao meu ver são gengibre em pó, cardamomo, raspas de laranjas, pimenta do reino, nozes e amêndoas picadas grosseiramente, entre outros.

A massa é bem sólida e não rende muito, cerca de 12 quadradinhos no tamanho em que fatiei. Não tinha uma forma no tamanho adequado, então simplesmente espalhei numa folha de papel manteiga. Asse a 180ºC por 40 minutos.





Versão crudivore-friendly com apenas quatro ingredientes: tâmaras secas, nozes chilenas, óleo de coco e cacau em pó. Como não preparei essa versão, posso apenas dar uma ideia de como eu faria:

Crudivore-Friendly Date Brownie (só para ficar tudo em inglês, heheh)

150 g de nozes chilenas (trituradas em pasta)
300 g de tâmaras secas
4 colheres de sopa de óleo de coco
5 colheres de sopa de cacau em pó

E jogue tudo no processador querido de todo dia. Se ficar muito sólido, adicione mais nozes em pasta ou óleo de coco. Se ficar muito líquido, mais cacau. Coloque numa assadeira forrada e deixe refrigerar bem antes de cortar. C'est fini. Bisou bisou.

2 comentários:

  1. boa tarde...gostaria de saber qual a validade desse brownie..quanto tempo dura?? deve ficar na geladeira?
    obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! :)
      Por ser um produto de confeitaria, esse brownie dura até 5 dias sob refrigeração ou 3 dias em temperatura ambiente, fora da geladeira.
      Abraços!

      Excluir