domingo, 10 de fevereiro de 2013

Lassi de Manga (Mango Lassi)

O Lassi é uma bebida gelada de iogurte muito consumida no verão infernal indiano. Pode ser tanto salgada (iogurte, água, sal e tempero) quanto doce (iogurte, água, frutas, temperos e, às vezes, leite, creme ou manteiga) Dentre os doces, o mais famoso é indubitavelmente o de manga, o que pode parecer um pouco incomum para nós brasileiros que não estamos acostumados a ver a manga entre sabores de iogurtes comerciais. Entretanto, não se deixem levar pelo preconceito, a fruta suculenta é a combinação ideal para o paladar azedo do iogurte.

O que acho muito válido para um Mango Lassi é fugir das medidas. Não pensei em quantidades para preparar essa bebida refrescante, é tudo na base do clássico olhômetro. Para acrescentar se desejar: umas sementinhas de cardamomo esmagadas e um toque de açafrão-da-terra (cúrcuma). Pistaches torrados salpicados sobre a espuma são a cereja no topo do bolo.

Para os que precisam da segurança de uma receitinha básica, aqui está:

Lassi de Manga

5 colheres de sopa bem cheias de iogurte natural
250 mL de água gelada
350 g de manga Thompson madura
10 sementes de cardamomo

Esmague as sementes de cardamomo num pilão ou com a lateral de uma faca. Adicione ao liquidificador o iogurte, a água, a manga picada e o cardamomo. Bata até que não haja pedacinhos ou fiapos de manga. Se necessário, adoce com mel.


A minha receita rendeu pouco mais de dois copos cheios de um Mango Lassi bem grosso, quase como iogurte para beber mesmo. Deixei assim, poderia ter diluído se quisesse. A quantidade de copos também depende muito da qualidade da manga e da quantidade de suco que há nela. Além disso, usei o iogurte coado que é mais espesso. Não recomendo substituírem pelo iogurte grego comercial, pois é muito doce. Utilizem o iogurte natural integral comum e coloquem menos água para ficar mais espesso ou mais água para ficar mais líquido (Miss Obvious).

Nenhum comentário:

Postar um comentário