domingo, 17 de março de 2013

Rosquinhas de cerveja for St. Paddy's

Inspirada pelo espírito alcoolico que permeia as festa de São Patrício, padroeiro da Irlanda que, coitado, creio que nada tinha a ver com tanta bebedeira, resolvi assar um biscoitos de cerveja. Como todo irlandês que se preze preza a bebida, a festa de São Patrício do dia 17 de março é regada a cerveja e receitas de assados com cerveja, tortas salgadas e bolos com cerveja stout inundaram a rede na última semana.

Quase que não me resta tempo, mas consegui entrar na onda verde heheh. Na verdade, esses biscoitinhos se chamam "Rosquinhas alemãs" no meu livro relíquia da Dona Benta, Comer Bem, de 1965. Questões terminológicas a parte, o que importa é o teor alcóolico. Usei uma Bohemia comum. Achei que o aroma da cerveja predominou no início, quando misturava a massa, mas foi se dissipando e, nos biscoitos prontos, ficou imperceptível. Na próxima tentativa, vou reduzir a cerveja para concentrá-la antes de incorporar à massa.



Rosquinhas de cerveja

400 g de farinha de trigo
200 g de manteiga amolecida
175 mL de cerveja pilsen
1 pitada de sal
Açúcar cristal demerara

Misture a farinha, a manteiga e a cerveja em uma vasilha. Adicione o sal. Se a massa parecer um pouco líquida demais, coloque mais farinha. Em meu caso, coloquei duas colheres de sopa de farinha de trigo integral por preguiça de abrir outro pacote de farinha. Despeje o açúcar num prato. Molde as rosquinhas, passe-as no açúcar e coloque para assar a 200º C por 15 a 20 minutos.

E só, é muito simples. Também pretendo testar essa receita com outros líquidos, raspas de limão, canela e por aí vai. Boa bebedeira para você que saiu de casa com uma Guinness na mão para ir colher shamrocks na terra dos leprechauns. Não é o meu caso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário