quinta-feira, 21 de março de 2013

São Paulo Restaurant Week - Old Harbour, Hotel Parque Balneário em Santos

Foi uma ótima iniciativa essa São Paulo Restaurant Week. Preços baixos aliados a restaurantes e chefs de renome a fim de promover a gastronomia no estado e ajudar instituições como a APAE e o Instituto Ayrton Senna. O que me chateia um pouco são as comparações de número dos restaurantes participantes entre as cidades. 

Juro que não vi quando ele tirou a foto, isso já virando perseguição.

Três restaurantes em Barueri, seis em Santos, dois em São Bernardo... Já em São Paulo, nem perderei meu tempo contando, porque a lista se estende por umas boas giradas no botão de scroll do mouse. Sei que a responsabilidade por isso em nada pode se atribuir ao evento, mas sim às próprias cidades periféricas que não incentivam o mercado de restaurantes local e se apoiam na praticidade de ter a alguns quilômetros de distância uma capital na qual a gastronomia floresce.

Os restaurantes de alta gastronomia em Santos são poucos e tímidos. Quando se quer fazer um "passeio gastronômico", os caiçaras sobem a serra para se deleitar nas delícias paulistanas, gastando seu dinheirinho lá e, ainda que não intencionalmente, fazendo afundar a possibilidade de crescimento de restaurantes bons por aqui. Só os tradicionais se mantêm e olhe lá.

Bom, eu e Gabriel fomos almoçar no restaurante Old Harbour, que fica no Hotel Parque Balneário, em Santos. Para quem não conhece a cidade, fica praticamente na esquina da Avenida Ana Costa com a praia. Sentamos num ótimo lugar, ao lado da janela, de onde se via o mar. Gostei bastante do restaurante, exceto por alguns detalhes.

A quantidade de comida foi um pouco excessiva, pelo menos para mim. Acreditem se quiser, mas não recebi o que estava escrito no cardápio como prato principal. Questionei o garçom sobre a sobremesa - se continha leite, creme de leite ou algo semelhante (oi, intolerância à lactose) -, ele me respondeu que não e depois recebi  um doce com várias bolas de sorvete. Da próxima vez, serei mais incisiva nas minha palavras.


Minha entrada que mais parece um prato principal, mas no biggies quanto a isso. Risoto de arroz negro com polvo, caprichado na cebola, decorado com hana-nirá (nunca tinha comido, adorei!) e muito pimentão. Foi o melhor prato do dia para mim.





Entrada dele. O que constava no cardápio era "Tartine de omelete de salmão defumado, mini salada de folhas, pontas de aspargos e caviar de lúpulo". Bom, o tartine não era de omelete, havia um omelete de salmão e um tartine com aspargos e um creme branco de não sei o quê. Não posso comentar mais, porque não sei ahahah.



Meu principal. Isso deveria ser um "tartare crocante de salmão gravilax". Não senti gosto defumado e de dill de salmão gravlax e cadê o salmão cru? Falou em gravlax e tartare, eu penso salmão defumado picado e cru! Para mim, está mais para um belo dum hambúrguer, gigante e delicioso por sinal. Com purê de mandioquinha, folhas, maionese. A hana-nirá e o pimentão passaram para dar outro alô.


O principal dele. Rã salteada na manteiga de ervas, ragu de champignon e arroz selvagem. E hana-nirá e pimentão, hahahah. Estava maravilhoso também, as ervas e a manteiga foram as estrelas. Acho que deveríamos ter trocado. A porção era menor e mais adequada a mim. Se não me engano, pela foto, parece que eram cogumelos shitake e não champignon.


Meu vacherin de frutas vermelhas desmontado. Vinha numa torre intercalada de suspiros e bolas de sorvete de creme um tanto imponente. Comi só os suspiros como se percebe. Era estupidamente doce e fiquei meio decepcionada.






Soneto de chocolate dele. Era um mousse amargo com uma base de massa folhada, servido com calda, telha de chocolate branco e um "harumaki" de ganache. Estava delicioso pela pontinha que provei.

Se eu voltaria? Com certeza, mas numa próxima vez, perguntaria detalhes sobre cada um dos pratos, para saber se vou de fato receber o que consta no cardápio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário