segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Cuscuz paulista vegetariano e o futuro das algas

Essa receita é um tanto trabalhosa, e é composta por diversos passos para se chegar ao produto final. Há o caldo, os legumes para decoração, os legumes do refogado, os temperos, as ervas, bom, já deu para entender, certo? Espero que isso não configure um fator desmotivador para o leitor, longe de mim! Que seja um prenúncio da qualidade dos sabores envolvidos, capazes de agradar aos mais exigentes carnívoros convictos da família, daqueles que rejeitam qualquer indício de verdura, que abandonam a farofa quando veem pedacinhos de salsinha.























Além disso, é um ótimo acompanhamento, mais leve para esse calor brasileiro, pois não contém sardinhas ou camarões como é comum. A ideia de acrescentar algas ao caldo é para recriar esse sabor do mar, adicione os tipos que estiverem disponíveis. Minha intenção, na realidade, era utilizar a hijiki, mas a preguiça de sair e comprá-la preponderou.

As algas são uma essencial fonte de vitaminas que, por vezes, desprezamos, quando deveríamos incorporá-las à nossa alimentação. Variedades de algas como Nori, Hijiki, Kombu, Wakame e Arame estão disponíveis em diversas lojas asiáticas e contêm quantidades significativas de minerais e vitaminas como iodo, vitamina K, vitaminas do complexo B,  vitamina A, vitamina C, magnésio, manganês, sódio, ferro e cálcio, além de fibras para auxiliar no sistema digestivo.

A nova hype do momento parece ser a proteína isolada de algas, que está começando a ser cultivada e processada para consumo humano como suplemento alimentar. Esse proteína cultivada em tanques na nas regiões áridas da Austrália pela empresa Aurora seria muito mais sustentável do que a soja no que tange o total de água consumida em relação à produção e a produtividade de proteína por hectare quadrado. As algas apenas realizam o processo de fotossíntese, consumindo ainda o excesso de dióxido de carbono emitido pelas usinas nas redondezas. Será essa a solução para os impasses da alimentação mundial?



Cuscuz paulista vegetariano

Ingredientes:
800mL de água
Legumes aromáticos para caldo
10cm de alga kombu
1/2 folha de alga nori
2 colheres de sopa de pasta de missô
20g (2 colheres de sopa) de cogumelos secos (shimeji, shiitake, funghi)
7g (1 tablete) de caldo de cogumelos em pó

100g de milho cozido fresco (ou em conserva)
100g de ervilha cozida fresca (ou em conserva)
50g de azeitonas verde em conserva
150g (3 toletes) de palmito em conserva
2 unidades de ovos
5 unidades de tomate cereja
1/2 folha de alga nori
1 colher de chá de creme vegetal

30mL de azeite extravirgem
50g (1/2 unidade) de cebola em brunoise
100g (1 unidade) de cebola roxa em brunoise
250g (2 unidades grandes) de tomates maduros concassé
1 talo de cebolinha
3 ramos de salsinha
15mL (1 colher de sopa) de molho inglês
21g (1 colher de sopa) de ketchup
5mL (1 colher de chá) de mostarda de Dijon
1/2 colher de chá de pimenta Chipotle
Sal a gosto
120g (1 xícara) de farinha de milho (pode ser substituído por fubá pré-cozido)
75g (1/2 xícara) de farinha de mandioca

Modo de preparo:
Prepare um caldo de legumes caseiro. Comece com água fria e os legumes aromáticos que preferir, geralmente utilizo cebola, cenoura, salsão e alho poró, mas também é possível acrescentar alho, talos de cebolinha e salsinha, tomilho, cravo, louro, grãos de pimenta-do-reino, entre outros. Leve à fervura, acrescente a alga kombu, 1/2 folha de nori, o missô, os cogumelos secos e o caldo de cogumelos. Abaixe o fogo e cozinhe por 30-45 minutos. Coe e meça 600mL de caldo.

Enquanto isso, cozinhe os ovos por 10 minutos em água fervente.  Corte os palmitos e os ovos em fatias, os tomates ao meio, e a alga em tiras. Reserve 2/3 do milho, ervilhas, azeitonas e palmitos para o recheio.Unte uma forma de buraco de 20cm com creme vegetal, e decore com as fatias de ovos, palmitos, ervilham milho, tomate cereja e alga nori.

Corte a cebolinha e pique a salsinha. Sue as cebolas, a parte branca da cebolinha e os talos da salsinha no azeite. Acrescente os tomates concassé e continue refogando. Depois que estiverem macios, junte o milho e ervilha reservados. Tempere com molho inglês, ketchup, mostarda Dijon, chipotle e sal marinho. Acrescente o caldo de legumes e deixe levantar fervura. Vá salpicando as farinhas aos poucos alternadamente, mexendo constantemente sobre fogo médio.

Depois que toda mistura estiver incorporada, prove o sal e corrija. Essas quantidades rendem um cuscuz macio, se preferí-lo mais pesado, adicione mais das farinhas. Acrescente o palmito reservado e quaisquer rebarbas dos ovos cozidos. Despeje ainda quente na forma untada. Deixe em temperatura ambiente por no máximo 2 horas e leve à geladeira por no mínimo 4 horas antes de desenformar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário