terça-feira, 5 de maio de 2015

Estrada de pedregulhos, ou a minha versão adulta do rocky road inglês

Voltei de Londres inspirada. Esse receita poderia ser um simples manual de "Como transformar uma barra de chocolate e ingredientes jogados na despensa em uma sobremesa em 15 minutos". Também cabe na categoria "Como saciar sua vontade estúpida de comer doces de criança" e "Sobremesas que não requerem habilidade nem cozimento". Contudo, acho que a síntese perfeita seria "Como injetar glicose em seu filho e seus amiguinhos para correrem ininterruptamente nas festinhas infantis".

Rocky road é o nome desse doce, tradicional na Inglaterra e nos Estados Unidos. O nome, literalmente traduzido como estrada de pedregulhos, vem da aparência dos ingredientes acrescentados ao chocolate, que lembram um relevo acidentado. A versão inglesa leva chocolate ao leite, biscoitos, marshmallows e uvas-passas, enquanto a americana leva chocolate ao leite, marshmallows e nozes.


Não existe uma receita original, nem certo, nem errado. Você decide o que acrescentar ou o que retirar. E não se preocupe, a possibilidade de ficar ruim é nula. Em que galáxia distante poderia chocolate derretido misturado a porcarias açucaradas ficar ruim? Quando alguém obtiver uma resposta, por favor me avise para que eu possa desviar o trajeto da minha nave interestelar, beijos.


Estrada de pedregulhos, Rocky road versão para adultos, by Miss Palmieri

300g de chocolate amargo
125g de manteiga
30g de mel
100g de bolacha maria
100g de torrone macio de amêndoas
50g de nozes mariposa
50g de frutas secas mistas (usei damascos, tâmaras e uvas passas brancas)
5mL de extrato de baunilha
1/2 colher de chá de canela em pó
1/4 de colher de chá de noz moscada, moída na hora
15mL de licor de laranja triple sec

Pique grosseiramente ou quebre em pedaços a bolacha maria. Corte o torrone em cubos médios. Pique grosseiramente as nozes. Corte as frutas secas de tamanho maior, e mantenha inteiras as menores.
Pique ou rale o chocolate para facilitar o derretimento. Corte a manteiga em cubos. Em uma panela, acrescente o chocolate, a manteiga e o mel. Derreta lentamente em fogo baixo, mexendo constantemente com uma espátula de silicone. Tome cuidado para não queimar o chocolate.
Quando estiver tudo bem derretido e misturado, acrescente a baunilha, a canela, a noz moscada e o licor. Misture bem, então acrescente a bolacha, o torrone, as nozes e as frutas secas. Misture para encobrir todos os ingredientes com o chocolate.
Forre uma forma pequena (20x30cm) com papel manteiga e despeje a mistura de chocolate. Acerte a superfície com uma espátula e leve à geladeira para endurecer por 1 hora. Corte a barra em cubos de 3cm e sirva. Conserve em geladeira por até duas semanas.


Só para constar, para uma versão infantil, eu utilizaria o seguinte:
300g de chocolate ao leite
125g de manteiga
100g de bolacha maria
100g de mini marshmallows
50g de mini M&M's

Nenhum comentário:

Postar um comentário