quarta-feira, 10 de junho de 2015

Brownies proteicos de feijão preto com cobertura de coco e nozes (Vegan German brownies)

Hoje não estou no ápice da inspiração, mas quero publicar essa receita porque o resultado foi satisfatório demais para que ficasse guardado por tantos dias longe dos olhos públicos.

Esses são brownies à base de feijão preto cozido. É uma receita vegana, sem glúten e sem açúcar refinado na massa (dei-me o direito de incluir açúcar na cobertura, mas sinta-se à vontade para retirá-lo). German brownies são uma variação de German chocolate cake, um bolo americano feito com chocolate alemão e coberto com um creme de nozes pecã e coco ralado, uma confusão não? O que importa é que é gostoso!























O adjetivo proteico se deve à adição de feijão a uma receita antiga minha, o brownie de tâmaras. Todos são que feijões são essenciais em uma dieta balanceada e rica em fibras, mas atualmente cada vez menos pessoas os mantém diariamente em suas refeições. O feijão preto é uma fonte importantíssima de ácido fólico, ferro, cálcio, fósforo, potássio, proteínas e antioxidantes. Sim, como todos os alimentos roxos e pretos, o feijão preto é rico em antioxidantes poderosos. E você aí gastando 15 reais numa bandeja de 200g de mirtilos, porque ajuda a não envelhecer. Compre um saco de 2kg de feijão preto e seja feliz, minha senhora.



Brownie proteico de feijão preto

Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de feijão preto cozido (sem caldo e sem tempero)
60mL de óleo de coco
1/3 xícara de cacau em pó
Sal a gosto
10 unidades de tâmara pequena (sem caroço)
2 colheres de sopa de chia em grão
10 mL de extrato de baunilha
30 mL de mel
50mL de água
50g de chocolate amargo
1/4 de xícara de farinha de arroz integral
1/2 colher de chá de fermento em pó

Ingredientes da cobertura:
250mL de leite de arroz (ou outro leite vegetal)
150g de açúcar demerara
30g de manteiga de cacau
15mL de extrato de baunilha
1 colher de sopa de amido de milho
80g de nozes pecã picadas (usei as chilenas)
80g de coco seco ralado


Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 175ºC. Retire o caroço das tâmaras e cubra com água quente. Deixe de molho por 10 minutos e escorra, reservando 50 mL dessa água. Misture a chia, a baunilha o mel e esses 50mL de água das tâmaras. Deixe inchar por 10 minutos.
No processador, bata o feijão cozido e escorrido com o óleo de coco, o cacau, o sal e as tâmaras até que fique homogêneo. Junte a mistura de chia e processe novamente. Derreta o chocolate amargo e junte à massa. Por último, misture a farinha de arroz e o fermento.
Despeje em uma assasdeira forrada com papel manteiga e asse por cerca de 20-25 minutos ou até que um palito inserido saia limpo. Esfrie sobre uma grade. Corte em retângulos.

Para a cobertura:
Ferva o leite com o açúcar e a manteiga de cacau por 2 minutos. Engrosse com o amido de milho diluído em água gelada. Deixe levantar fervura novamente por mais 2 minutos. Junte a baunilha, o coco e as nozes e desligue o fogo. Deixe esfriar antes de cobrir os brownies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário