sábado, 12 de setembro de 2015

Bolo italiano de laranja e azeite

Conforme prometido, aqui segue uma receita doce utilizando o azeite de oliva. Na minha busca por uma receita desse tipo, sabia que podia delegar essa tarefa aos italianos. Eles têm uma tradição forte de acrescentar o azeite a bolos, biscoitos, gelattos, chocolates e tudo o que é doce. Pode parecer um pouco estranho para nós brasileiros acostumados com óleo e manteiga, mas confiem, se não em mim, nos italianos que manjam de confeitaria há alguns séculos a mais que os tupis desse lado do Atlântico.


Resolvi-me por uma receita tradicional com menos probabilidade de desagradar: um bolo de laranja. É quase o bom e velho bolo de laranja da vovó, só mais saudável. Utilizei uma base de receita do bolo 1-2-3-4, alterando um pouco as proporções pois utilizei medidores brasileiros (200mL) e não americanos (240mL). Como a receita é da vovó, não temos peso em gramas nem líquidos em mililitros. É tudo na base da xícara.

Substitui parte da farinha de trigo por amido para dar ainda mais leveza à receita, porém uma boa ideia seria utilizar farinha de amêndoas para criar uma textura diferente. Cobri com açúcar de confeiteiro polvilhado e lascas de amêndoas, mas isso fica a critério da sua criatividade: glacê de limão, calda de açúcar, casca de laranja cristalizada, cobertura de cream cheese, etc.


Só uma última observação, é "o bolo" para o café da tarde: leve, macio, sem esfarelar, úmido, doce na medida, com uma casquinha mais dura na parte superior, derretendo na boca, com o aroma da laranja na primeira mordida e o sabor final do azeite na língua. Não precisa de coberturas complicadas ou caldas. É perfeito por si só. Daqueles que uma só fatia não basta.


Bolo italiano de laranja e azeite (Em xícaras de 200mL)


4 ovos
1 e 1/2 xícara de açúcar refinado
3/4 xícara de azeite de oliva virgem (ou extravirgem, caso queira um sabor mais destacado)
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de amido de milho
Raspas e suco de 1 laranja-baía e 1 limão-taiti
Água para completar
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento químico
Açúcar de confeiteiro e lascas de amêndoas para polvilhar


Pré-aqueça o forno a 175ºC. Unte e enfarinhe uma forma redonda de 28 cm. Peneire a farinha, amido, bicarbonato e fermento. Meça o suco da laranja e do limão e acrescente água suficiente para completar 1 xícara de líquido. Bata os ovos em temperatura ambiente na batedeira planetária até o ponto de fita. Vá acrescentando o açúcar as poucos enquanto continua a bater. Junte as raspas de laranja e limão e a baunilha e misture. Continue batendo na batedeira e vá adicionando o azeite em fio. Depois de todo incorporado, alterne os secos peneirados e os líquidos, misturando à mão com uma espátula. Despeje na forma preparada e asse no forno aquecido por aproximadamente 1 hora.
Deixe esfriar antes de desenformar e decorar.

Um comentário: