sábado, 19 de janeiro de 2013

Flã, pudim de leite ou crème caramel? Sei lá, pudim de tofu vegano e não se fala mais nisso

Depois de publicar minha matéria sobre um bolo-pudim sem lactose no Yahoo (cliquem aqui para conferir), percebi a necessidade de haver também uma versão vegana da parte do pudim.

Maravilhoso, experimentem! Intolerantes a lactose ou não, não vão se arrepender!
Antes de tudo, leitores do Yahoo que reclamaram nos comentários, quero esclarecer que a quantidade de lactose na manteiga é praticamente zero, devido ao seu processamento. Muitos fabricantes brasileiros afirmam que há entre 0,07g e 0,5g de lactose em suas manteigas ou que a mesma é indetectável (Sem Lactose). Vamos também deixar claro que chocolate meio amargo não deveria conter leite em pó na composição, embora muitas marcas populares usem, chequem a embalagem antes de tudo. "Chocolate meio amargo" não quer dizer que a outra metade é composta por leite. O "meio amargo" denomina a quantidade de cacau presente no chocolate, nesse caso, entre 35% e 50% do peso de chocolate. Já o amargo, entre 50% e 75% e por aí vai. Só mais um detalhe, alergia ao leite e intolerância a lactose são coisas completamente diferentes. Repito a recomendação que alguns me fizeram: pesquisem antes de tudo. Juro que não vou mais me estressar com esse tipo de comentários, pronto, acabou o momento desabafo.

Voltando, não sei se a parte mágica do bolo-pudim funcionaria perfeitamente e se as camadas também trocariam de lugar, mas ao menos os veganos poderiam prepará-las separadas. Para a parte do bolo, sabia que a manteiga poderia ser substituída por óleo vegetal comum sem maiores problemas e os ovos, omitidos ou substituídos por qualquer coisa que aumentasse esse aspecto de brownie pesado, como tâmaras, feijão preto, bananas, etc. (Esse tipo de ingredientes tão comuns em receitas vegan e na nova dieta da moda, a paleo, prometo que falarei mais sobre isso no futuro.)

Quanto ao pudim, precisamos de uma textura cremosa e sem interferência de cores e sabores fortes de frutas para engrossar a mistura. Dentre as várias receitas que pesquisei, a de flã de caramelo que encontrei no site do Peta me pareceu a mais interessante, considerando que leva tofu e eu tinha um bloco de tofu na geladeira, heheh. Que me lembre, todas que vi levavam ágar-ágar na composição, o que me parece a melhor alternativa vegana para tentar aquela uma textura "treme-treme" sem gelatina ou ovos (embora o ágar-ágar seja mais duro e "quebre" ao morder).

Ah, por sinal, descobri que sou intolerante a lactose há uns dois meses. Então, preparem-se para muitas receitas sem leite e posts sobre esse tema. E também para receitas veganas e sem glúten. Acabei descobrindo muitos pontos em comum entre essas restrições alimentares (voluntárias ou não).

Para mim, flã e pudim são nomes meio que intercambiáveis, não sei bem a diferença entre eles. Creio que o flã sempre tem um tipo de calda e o pudim pode se referir a pudins de pão, por exemplo, será isso? E quando são a base de leite, o crème caramel também entra no jogo, muito semelhante. Ê laia... Bom, para facilitar a vida, vou chamar este de pudim de tofu vegano. Incomodados que se mudem. Ou fechem a aba, vocês entenderam.


Pudim de tofu vegano

Ficou com pouco caramelo porque não derreti o que restou na forma, heheh
1/2 xícara de açúcar
2 xícaras de leite de soja (sem sabor ou aroma de baunilha, per favore)
1 colher de sopa de ágar-ágar em pó
1 xícara de tofu firme
1 e 1/2 colher de sopa de açúcar de confeiteiro
1 colher de sopa de extrato de baunilha (sou exagerada e usei duas)
1/4 de colher de café de sal

Coloque o açúcar no fundo da forma de buraco de metal e deixe caramelizar na boca do fogão em fogo médio-baixo. Com auxílio de uma luva, gire para cobrir as laterais com o caramelo. Ferva o leite de soja com o ágar-ágar em pó e reduza a temperatura, cozinhando e mexendo até que esteja tudo dissolvido por poucos minutos. No liquidificador, bata o tofu, o leite, o açúcar de confeiteiro, a baunilha e o sal. Depois que estiver bem cremoso e sem pedacinhos de queijo se soja, despeje na forma. Refrigere por 2 horas e, antes de servir, passe a faca nas laterais, esquente levemente o fundo da forma no fogão para soltar o caramelo e vire sobre um prato.
Sementinhas de baunilhas, como vos amo

Obs.:
Rende um pudim em forma de buraco pequena (usei uma de 15 cm de diâmetro bem antiga, da minha vó, não sei se ainda se encontra por aí) ou 6 pudinzinhos individuais pequenos.
Andei pensando e acho que pode ser interessante testar com leites de soja saborizados (como de morango, chocolate, banana). Só por curiosidade mesmo, porque sem dúvida ficará mais gostoso usando chocolate em barra ou em pó, por exemplo.




2 comentários:

  1. Gente, ficou horrível! Mesmo colocando mais açúcar que o indicado (só 1 e 1/2 colher de sopa? É isso mesmo?), tudo o que eu senti foi o gosto do leite de soja! Eca! Ele ficou super bonito, mas o gosto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nat! Como o pudim é de tofu e leite de soja, a ideia é de que esse seja o sabor dele mesmo. Muitos não estão acostumados com o sabor forte da soja e podem desgostar. A receita leva pouco açúcar, porque o caramelo da forma faz o papel principal de adoçar. Se quiser, sinta-se livre para adicionar mais açúcar à receita! Abraços,

      Excluir