quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Marshmallow Caseiro (Homemade Marshmallow)

Nesse fim de semana, em meio a tantas opções de doces na minha lista de desejos, decidi tentar fazer meu próprio marshmallow. Só de ouvir a palavra marshmallow, nós já pensamos (ou pelo menos eu penso) em algo extremamente complexo e impossível de ser preparado em casa. E quão grande foi a minha felicidade em descobrir que esse não era o caso? São basicamente 3 ingredientes, minha gente!

Encontrei a receita no site I Could Kill For Dessert da Danielle Noce (em meio a inúmeras outras delícias) e me surpreendi com o resultado, acredito que ficou de fato melhor do que o industrializado. O que é um plus, considerando que um pacotinho de 300g da marca Campfire custa esfaqueantes R$ 20 no Pão de Açúcar.

Então lá vai a receita:


Marshmallow Caseiro

Yum yum...

2 colheres de sopa de óleo vegetal
2 pacotes (12g cada) de gelatina em pó (ou substitua por 12 folhas de gelatina)
2 xícaras de açúcar
1 xícara de glicose (isso mesmo, aquele xarope de milho esquecido na porta da geladeira)
1/2 xícara de água mineral
2 colheres de chá de extrato de baunilha
1 pitada de sal
1 xícara de açúcar de confeiteiro

Unte uma forma de 20 cm por 30 cm (Não faça como eu fiz e deixe este passo final, porque o marshmallow não pode ficar aguardar muito antes de ser despejado). Dissolva a gelatina em água gelada conforme as instruções da embalagem e deixe reservado. Leve o açúcar, metade da glicose, e a água ao fogo médio e deixe chegar ao ponto de bala mole (uns 8 min). Enquanto isso, derreta a gelatina em banho-maria e leve para a batedeira em velocidade baixa com a outra metade do xarope de milho. Em seguida, aumente a velocidade da batedeira para médio e vá despejando a calda de açúcar e glicose aos poucos pela lateral. Quando estiver tudo incorporado, aumente para velocidade média-alta e acrescente o sal e o extrato de baunilha. A mistura começará a crescer e clarear.

Despeje o marshmallow na forma untada, passe um pouco de açúcar de confeiteiro por cima e deixe descansar por 6 horas ou mais antes de desenformar. Retire o bloco de marshmallow em cima de uma superfície com açúcar de confeiteiro e corte no formato e tamanho desejado. Passe os marshmallows no açúcar novamente e retire o excesso. 


Eu os embalei em saquinhos de corações para presentear os amigos, ficam uma graça e não há como recusar esse docinho que derrete na boca. Experimente jogar um marshmallow em bebidas quentes, chocolates, cafés, etc, e também derretê-lo na boca do fogão, espetado em um palito de churrasco, para apreciar a fina casquinha que se carameliza em volta da quentura interior.

Ou faça como les américains e seus famosos s'mores: depois de derretê-lo em uma chama, faça um sanduíche de duas bolachas maisena (lá eles usam as graham crackers) recheada com uma barrinha de chocolate que se funde em contato com o calor pegajoso do marshmallow... preciso descrever maisa?


Marshmallow - português

Marshmallow - english

Nenhum comentário:

Postar um comentário