quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Muffins de café e Whoopie pies

O feriadão estendido foi uma ótima oportunidade para experimentar novas receitas, mas dessa vez não preparei nenhum prato principal (tenho que postar um sobá e risoto de shimeji que fiz nas últimas semanas) e continuei na minha onda de doces. Acho que isso se deve ao fato de que estava preparando quitutes para outras pessoas e, nesses casos, sempre recorro aos docinhos e não a petiscos salgados... I wonder why.

De qualquer forma, umas das ocasiões da vez foi o churrasco, ou melhor o churraspizza, uma belíssima e infelizmente rara reunião dos meus colegas de sala da faculdade, regada a álcool, proteína animal e pizza para finalizar a celebração. Então, considerando o público jovem, optei por um doce para agradar ao paladar jovem, whoopie pies. Visualmente, as whoopie pies são como macarons, mas sua massa de bolo é leve como um pão-de-ló. Esse docinho recheado tipicamente norte-americano é preparado com diversos sabores, o clássico é de chocolate com recheio de marshmallow, como eu fiz.

Não, elas não saíram conforme os planos e essa foi a primeira vez que as preparei. Acabaram se tornando whoopie tarts, eu diria, porque decidi apenas cobri-las com marshmallow, em vez de recheá-las, pela praticidade de transportar e também porque assim renderam o dobro ;D Ah, é importante observar que esse recheio de marshmallow não contém gelatina, leva claras e permanece cremoso, bem diferente da receita de marshmallow de assadeira que publiquei anteriormente.

__________________________________

Whoopie pie/tarts

Rende 20 pies (recheado) ou 40 tarts (coberto)/ Retirado do aplicativo taste.com.au
Dá para ter uma noção da quantidade que rendeu nessas duas assadeiras
E um galo decorativo para dar um tchãn
 125 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha (a essência também serve)
1 ovo
1/2 xícara de cacau em pó*
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 xícaras de farinha de trigo
300 g de buttermilk** (1 lata de creme de leite sem soro + suco de meio limão)

Recheio de marshmallow:
3 claras de ovos
1 1/4 de açúcar de confeiteiro
2 colheres de chá de glicose de milho
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 pitada de sal

Bata a manteiga, o açúcar e a baunilha na batedeira até que chegue a uma consistência cremosa, acrescente  o ovo e bata novamente. Em seguida, adicione o cacau e o bicarbonato peneirados à mão. ´Por último, vá acrescentando a farinha e o buttermilk alternadamente. Com auxílio de duas colheres, molde em um formato arrendondado  (não precisa ficar perfeito, sweethearts) e disponha em uma forma com papel manteiga ou untada com óleo vegetal, deixando espaços para assentarem no forno. Leve ao forno pré-aquecido a 190ºC por aproximadamente 12 minutos; isso dependerá do tamanho em que foram moldados os "bolinhos". Retire do forno e deixe esfriar em uma grade antes de recheá-los.

Quanto ao recheio, misture as claras, o açúcar de confeiteiro, a glicose, a baunilha e o sal em banho maria com um fuê por cerca de dez minutos, até que a mistura engrosse um pouquinho e fique esbranquiçada. Então, leve à batedeira em velocidade média-alta por 5 a 8 minutos. O creme de marshmallow deve crescer e manter sua forma, não pode despencar da pá da batedeira quando a mesma for levantada.

Por último, utilize um saco de confeiteiro para rechear ou cobrir as whoopie pies, eu usei um bico pitanga. Se você não tiver um saco de confeiteiro, pode simplesmente usar uma faca ou espátula para esse processo, ou um saco plástico para congelamento com a ponta cortada. Se desejar, salpique confeitos de açúcar por cima (whoopie tarts) ou passe as laterais das whoopie pies nos confeitos para dar um toque especial.

Obs.:
*Usei meu queridinho, Barry Callebaut Extra Brute, novamente. As whoopie pies não são extremamente doces por causa do cacau em pó e o fator açucarado fica por conta da cobertura de marshmallow. Caso você prefira o bolinho mais adocicado, substitua o cacau por chocolate em pó.
**Em português, o buttermilk é conhecido como leitelho. Um tipo de leite mais incorpado, resultando do resíduo da nata batida, e possui um sabor azedo devido à fermentação do leite. Pode ser substituído por uma mistura de leite e suco de limão ou vinagre ou por um processo mais complicado com creme de leite fresco. Nessa receita, juntei o creme de leite de latinha sem soro com o suco de meio limão. Deixe repousar por cinco minutos antes de usar.


__________________________________

Como odeio desperdício, não poderia simplesmente jogar fora as gemas que sobraram do marshmallow. Fiz um molho hollandaise para temperar a salada do almoço de sábado. Nesse molho, semelhante à maionese, usei azeite, suco de limão, sal e pimenta: tudo isso em banho-maria mexendo constantemente com um fuê por alguns minutos até engrossar. Uma delícia ;)

A outra ocasião, na verdade anterior ao churraspizza, não foi bem uma ocasião, apenas um agradinho. Minha querida avó quebrou o punho há duas semanas, creio eu, e enviei por intermédio de mamãe um bolinho de tomar café para alegrar o seu feriado e o do meu tio avó que estava na sua companhia na última semana, mas agora já voltou para a terra dos barrigas-verdes. Na falta de uma receita que me agradasse, desfigurei completamente uma receita de muffins de mirtilo com cobertura de crumble (uma cuca, abrasileirando). Saíram melhor do que eu esperava, apenas esfarelaram um pouco. No entando, já corrigi a receita, aumentando a quantidade de ovos para dois.

__________________________________

Muffins-cuca de café

Rende 9 muffins grandes
Não é bolor, não, pessoal
Muffins e tortinhas

2 xícaras de farinha de trigo
3/4 de xícara de açúcar
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de café solúvel instantâneo (usei o Duo Grão da Nescafé)
2 colheres de chá de canela em pó
1 e 1/2 colher de chá de mistura para chai*
1/5 xícara de óleo vegetal
2 ovos
1/5 xícara de chá de leite
1/5 xícara de nozes picadas

Cobertura de cuca/crumble crocante:
1/4 xícara de manteiga gelada
1/2 xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de açúcar cristal ou demerara**
1 e 1/2 colher de chá de canela em pó

Prá-aqueça o forno a 200ºC e coloque forminhas de papel numa assadeira de muffins. Peneire a farinha, o açúcar, o sal, o fermento, o café, a canela e a mistura para chai. Misture os ingredientes líquidos (óleo, ovos e leite) e adicione aos secos. Por último, junte as nozes picadas e encha as forminhas com a massa.

Para a cobertura de cuca/crumble, corte a manteiga gelada em cubinhos e, usando um garfo ou as mãos, amasse-a com a farinha, o açúcar cristal e canela. Jogue os pedacinhos dessa mistura sobre os muffins.

Obs.:
*Comprei a minha no Empório Goura, um restaurante aqui em Santos que super recomendo, é sem dúvida um dos meus favoritos atualmente. Eles têm uma loja de artigos indianos em que vendem seu próprio ghee (manteiga clarificada) e outras especiarias. Se você não encontrar nada semelhante, pode substituir por gengibre em pó.
**É importante usar um desses dois tipos para aumentar a crocância, açúcar de confeiteiro não serve.

__________________________________

Com medo de exagerar, coloquei pouca cobertura em cima dos muffins (as whoopíe pies também ficaram um pouco deficientes de marshmallow se você reparar)... enfim, poderia ter usado tudo. De qualquer forma, adicionei mais farinha à massa do crumble que restou, coloquei um formas de mini tortas, furei os fundos com um garfo e levei ao forno. Depois que esfriaram, retirei das forminhas e recheei com um doce caseiro de nata e ameixa que deu as caras aqui em casa, decorei com uvas passas.

Depois acrescento as receitas para impressão. That's all, folks!

Nenhum comentário:

Postar um comentário