sábado, 24 de novembro de 2012

Pão de Ervas e Iogurte

Essa receita é ótima para utilizar aquelas ervas e sementes que você comprou numa incursão pelo mercadão, mas que ficaram esquecidas no fundo de sua gaveta de temperos da geladeira. Sem esquecer aqueles potes de iogurte natural integral comprados num momento de foco em dieta que acabaram menosprezados ao lado de seus companheiros adoçados e com pedaços de frutas.

Não estou no clima de composição, mas preciso passar essa receitinha para não encavalar com outras qiue já estão em mente. Sabem como é, esses pessoas dosha vata não conseguem parar por um minuto.

El pán grande
Adaptei a receita da Nestlé e, por favor, sintam-se à vontade para customizar os temperos e ervas conforme o que têm disponível. A massa traz muitos ingredientes líquidos, por isso a grande quantidade de farinha. Rende um pão de forma grande ou três pequenos em forminhas de 20 cm de comprimento. Assei-os em formas pequenas para presentear e acabei descobrindo que assim ficam melhores. Parece-me que a massa cresce mais e fica mais bem assada.

Até pensei que deveria então aumentar a temperatura para o pão grande ou que deveria deixá-lo mais tempo no forno, que isso era o que havia determinado a qualidade melhor dos pequenos. No entanto, os grandes já começavam a queimar um pouco nas laterais e nenhuma das duas opções seria possível. De qualquer forma, a diferença é irrisória e seu pão ficará delicioso de qualquer maneira.


Los pancitos

Pão de Ervas e Iogurte


1 tablete de fermento biológico fresco (15 g)
1 colher de sopa de açúcar
1/2 xícara de leite morno (não esquente muito ou matará as bactérias do fermento)
2 potes de iogurte natural integral
1/2 xícara de óleo
1 ovo
1/2 xícara de parmesão ralado
1 colher de sopa de orégano
1 colher de café de sementes de cominho esmagadas
2 colheres de sopa de cebola desidratada (faz toda a diferença!)
1/2 colher de sopa de sal
4 xícaras de farinha de trigo

Misture o fermento e o açúcar até se tornarem líquidos. Acrescente leite, iogurte, óleo, ovo, queijo, orégano, sementes de cominho, cebola desidratada e sal. Vá peneirando a farinha aos poucos e despeje a massa numa assadeira de bolo inglês untada e enfarinhada ou coberta com papel manteiga (é mais fácil para retirar). Deixe crescer em local aquecido por uma hora. Polvilhe com mais parmesão e orégano e leve ao forno médio (180ºC) por aproximadamente 30-45 minutos ou até que a parte superior fique dourada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário