sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Pasta de amendoim e Sanduíche do Elvis

Acho que cheguei a um padrão que devo seguir em minhas postagens. Como costumo fazer receitas no fim de semana, tenho de escrevê-las no próprio fim de semana ou durante a semana para não acumularem com as receitas do próximo fim de semana. Se acumular, certamente estou ferrada. As palavras e ideias vão fugindo e quando tiver de escrever um texto, mal me lembrarei do que queria falar. Esse post ficou esquecido, então talvez isso aconteça com ele. Não deveria sequer comentar, mas tenho quatro posts esperando para serem escritos há alguns meses e não vejo previsão de serem escritos tão cedo, um bolo indiano de canela e anis, um pão-de-ló de chocolate com cobertura buttercream, um post sobre chás e outros sobre chocolates, ai, ai... De qualquer forma, vamos aos assuntos práticos. O que tem para hoje é pasta de amendoim (ou manteiga de amendoim, como preferir) e o sanduíche favorito de nosso querido ídolo Elvis Presley.

Tenho uma tara por amendoim. Sou aquela pessoa que devora o potinho de amendoins enquanto os outros se focam na cerveja e na conversa, aquela que coloca amendoins no prato do restaurante por quilo quando ele figura junto aos temperos (sim, guilty as charged). Também sou viciada em bananas, bananas assadas, fritas, bolos de banana, banana empanada com caramelo, banana desidratada, banana-passa, chips de banana, farofa de banana, bananinhas, balas de banana, deu para ter uma ideia, certo? Só não me venha com produtos industrializados sabor banana que eu tenho um surto nervoso. Então, imagine só minha alegria quando me deparei com esses dois ingredientes à mão em minha cozinha, a primeira ideia que me veio à mente foram sanduíches do Elvis.

A pasta de amendoim é provavelmente uma das coisas mais fáceis de se fazer em casa. Tudo o que é preciso é um bom processador de alimentos, além amendoim, açúcar e sal, é claro. Minha mãe havia comprado por engano um pacote de amendoim torrado triturado sem sal, aquele para comer com sorvete. Cerca de 200g por R$ 2,40, se não me engano. Considerando que um potinho de Amendocrem está uns R$ 7,00 no mercadinho aqui perto, acho que vale a pena.


Com os dias, a pasta tende a ressecar um pouco.

Pasta de amendoim

200g de amendoim torrado e triturado sem sal (não precisa ser triturado, desde que seja torrado e sem sal)
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de chá de açúcar

Triture o amendoim torrado e triturado no processador de alimentos até obter um pasta. Viu que difícil? Ele vai passar por um estágio de paçoca, mas é só ter fé e paciência que o amendoim virará pasta por causa dos seus óleos. Acrescente sal e açúcar a gosto, coloquei as quantidades apenas para referência.
Se preferir, reserve um pouco do amendoim triturado e adicione ao final para obter uma pasta de amendoim crocante. Fica ótimo em qualquer pão e bolacha, sem se esquecer de sanduíches clássicos americanos como o de geleia e pasta de amendoim (peanut butter & jam) e o "Sanduba do Elvis".



Parece queijo, mas é banana.

Sanduíche do Elvis

2 fatias de pão de forma
1 banana-maçã (qualquer outra serve, mas o tamanho dessa é mais adequado)
Pasta de amendoim

Passe a pasta de amendoim em uma fatia do pão. Corte a banana em fatias longitudinais para faciltar a montagem. Disponha a banana em cima da pasta de amendoim e feche com a outra fatia de pão. Em uma frigideira quente, coloque o sanduíche e amasse com um peso de ferro para chapa. Vire o sanduíche, deixe tostar o outro lado e sirva imediatamente.
Esse era um dos lanchinhos noturnos favoritos do rei do rock, Elvis Presley, o que talvez explique a sua circunferência diminuta. Existe uma versão que circula por aí que também leva bacon, mas não há nenhum comprovação de que havia bacon na receita original e isso me parece mania de americano de sorrateiramente incorporar bacon e queijo em todas as receitas.
Vi uma versão da Nigella em que ela fritava os sanduíches na manteiga, em vez de simplesmente tostá-los, porém creio que banana e amendoim já são calóricos o bastante e não precisam de mais gordura para realçar seu sabor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário