quarta-feira, 17 de abril de 2013

Bolo de Chocolate com Cerveja Stout (receita atualizada) e Chantilly de Chocolate Branco

Persistente que sou, lá fui eu preparar aquele bolo de chocolate com cerveja stout novamente. Certo, certo, vocês me pegaram, usei a velha desculpa de aprimorar a receita. Se houvessem provado esse bolo, tenho certeza de que também estariam maquinando motivos para assá-lo mais uma vez.

Dessa última vez, usei good ol' Guinness em vez de aquela Young's Double Chocolate Stout, diminui a proporção de manteiga e de farinha e troquei a cobertura de cream cheese (que, confesso, pode ser um pouco enjoativa) por um divino chantilly de chocolate branco. Além disso, usei creme de leite comum e não creme azedo (sour cream), razão pela qual troquei o bicarbonato de sódio pelo fermento químico.

Não se desesperem com essa enxurrada de explicações. O que importa é que agora, é só seguir a receita abaixo que o seu bolo ficará ainda mais saboroso e não afundará no centro, prometo! Caso não se lembrem, o último ficou erodido no meio, heheheh.

Bolo de Chocolate com Cerveja Stout

Adoro esse contraste ebony and ivory

250 mL de cerveja stout
200 g de manteiga sem sal
3/4 xícara (75g) de cacau em pó
2 xícaras de açúcar cristal
100 mL de creme de leite
2 ovos
1 colher de sopa de extrato de baunilha
2 xícaras de farinha de trigo
2,5 colheres de chá de fermento químico


Clarifique a manteiga*. Em uma panela grande, leve a cerveja e a manteiga clarificada ao fogo médio . Acrescente o cacau e o açúcar, misture bem e deixe esfriar um pouco. Bata separadamente os ovos, o creme de leite e a baunilha e vá acrescentando a mistura de cerveja. Por último, peneire a farinha e o fermento e incorpore aos poucos à massa (que é bem líquida mesmo). Unte e polvilhe com farinha uma assadeira redonda de 25 cm, despeje a massa e e asse no forno pré-aquecido a 180º C por 45 minutos ou 1 hora.

* Esse passo é extremamente importante, pois o que causou o afundamento do bolo foram os sólidos de leite na manteiga derretida, ahá! Para clarificar, faça o seguinte:
  • Esquente a manteiga em fogo baixo numa panela pequena. Vá escumando a espuma branca que se forma na superfície enquanto a manteiga borbulha por cerca de 20 minutos. Cuidado para que os sólidos que vão se formando no fundo não queimem e deixem sua manteiga com gosto de queimado. Quando adquirir uma coloração levemente dourada, desligue o fogo e coe.



Chantilly de Chocolate Branco

185 g de chocolate branco (do bom!)
2 e 2/3 (520 mL) xícaras de creme de leite fresco

Derreta o chocolate no microondas. Ferva em um bule 2/3 de xícara do creme de leite fresco e despeje sobre o chocolate derretido. Deixe esfriar até alcançar uma temperatura entre 27 e 30ºC. Em outra vasilha, bata o restante do creme de leite resfriado até alcançar a textura de chantilly. Por último, incorpore a mistura de chocolate ao chantilly delicadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário