quinta-feira, 18 de abril de 2013

Sabor de São Paulo - Etapa Litoral

Era como um programa de culinária aprimorado - com cheiros e aromas permeando o ar
Na quinta-feira passada, dia 11 de abril, participei da etapa do litoral do evento Sabor de São Paulo no Senac Santos, que tem como proposta promover a culinária regional e escolher os pratos típicos do estado de São Paulo, passando por seletivas em cada subregião.

Além de degustação aberta de doce de banana (quentinho!) da Tachão de Ubatuba, de pãezinhos diversos do Fundo de Solidariedade de São Paulo (que oferece um curso gratuito de panificação, Padaria Artesanal) e de algumas cervejas da Cervejaria Santa Fé, houve uma palestra e aula do chef caiçara Eudes Assis. Durante o evento, ele contou toda a sua trajetória de sucesso, da infância de peixes e bananas em Ilhabela até a cozinha de um iate a bordo do qual ele pode conhecer o mundo e cursos no Le Cordon Bleu, e também o retorno ao Brasil e às suas raízes culinárias.

Arroz lambe lambe (estava um tiquinho gorduroso :/)
Nunca havia provado taioba e adorei, agora só preciso furtá-la de algum matagal...


Ainda aprendemos a preparar três receitas, bolinhos de taioba, arroz lambe lambe de mariscos (leve influência italiana pela manteiga, vinho e queijo parmesão) e doce de banana com creme de baunilha e merengue (novamente leve influência estrangeira com creme de baunilha e merengue italiano). A culinarista Palmirinha Onofre também compareceu à palestra e contribuiu com sua graça e delicadeza características, heheh, e foi de suas mãos que meu professor, o chef Rodrigo Anunciato, recebeu uma homenagem em nome de sua avó, a também culinarista Ofélia Anunciato.

Eudes e Palmirinha

Márcio França, Palmirinha Onofre e Rodrigo Anunciato todo felizão
Mas não pense que o evento já acabou, ainda houve a degustação e votação dos pratos típicos dos dez participantes selecionados. E quanta comida... a partir do número 5, já não conseguia olhar para a comida pela frente. Várias preparações não eram tipicamente regionais e foram criadas especificamente para concorrerem no evento - esses foram alguns dos pontos mais criticados. De qualquer forma, havia muitos pratos deliciosos, como o sorvete de banana, o vermelho na folha de banana com legumes, o cuscuz de frutos do mar e o casadinho de manjuba (o vencedor!). Confiram aqui a lista completa.

Mais informações sobre os campões do litoral do Sabor de São Paulo: http://www.turismo.sp.gov.br/imprensa/noticias/2469-litoral-exibe-os-campeoes-banana-e-frutos-do-mar.html

Futuras gastrônomas e uma banana feliz para alegrar o dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário