quarta-feira, 24 de abril de 2013

Torta de Lemon Curd


Mais uma daquelas para riscar da minha lista de receitas que tenho que experimentar. Baseei-me na receita "Lime Meringue Tart" publicada por David Lebovitz, famoso blogueiro e escritor de gastronomia, que também foi chef pâtissier do Chez Panisse de Alice Waters.

Usei limões sicilianos no lemon curd (uma espécie de creme a base de ovos, manteiga e limão usado como recheio de bolos, tortas e como geleia), mas achei que ficou azedo demais, e vou diminuir a proporção de suco de limão na próxima tentativa. Talvez tente até colocar limão-cravo, pois me parece que o importante é que sejam limões bem perfumados. Os ovos caipiras deram essa cor amarelada linda e não tenho dúvidas de que usarei esse tipo de ovos sempre que fizer essa torta.

Tenho um sério problema com suspiros. Meu suspiro não ficou de perto tão sedoso quanto o do David, mas foi o melhor que já consegui fazer até agora. Não sei se devo culpar o tempo úmido dessa terra ou a minha inabilidade com claras de ovos.

A melhor parte dessa torta é que tudo pode ser feito com antecedência, exceto pelo suspiro italiano. 

Torta de Lemon Curd


Lemon Curd
125 mL xícara de suco de limão siciliano
65 g de açúcar
2 gemas grandes
2 ovos grandes
85 g de manteiga sem sal em cubos
Raspas do limão
Uma pitada de sal

Prepare uma peneira sobre um pote e deixe ao lado. Diretamente numa panela, bata levemente com um fouet as gemas, os ovos, o açúcar, o suco de limão e o sol. Leve ao fogo médio, adicione os cubos de manteiga e mexa constantemente até derreter toda a manteiga. Aumente o fogo e vá cozinhando, mexendo constantemente até a mistura engrossar. Passe imediatamente pela peneira, coloque em um vidro esterilizado e guarde na geladeira por até uma semana.


Pâte Sucrée

100 g de farinha50 g de manteiga sem sal20 g de açúcar de confeiteiro1 gemas1/4 de colher de chá de essência de baunilha(+ 1 colher de sopa de água gelada para dar liga se necessário)


Misture a farinha com a manteiga gelada cortada em cubinhos com os dedos. Junte o açúcar de confeiteiro. Bata levemente as gemas com a baunilha e despeje sobre a mistura. Misture com as mãos até tudo se unir. Se sua massar estiver esfarelando, tente acrescentar uma colher de sopa de água gelada. Molde uma bola e leve à geladeira por meia hora. Abra com um rolo e forre suas formas de torta de fundo removível. Fure os fundos e as laterais com um garfo. Asse a 190ºC por 20 minutos ou até as bordas ficarem levemente douradas. Espere esfriar e recheie com o lemon curd, asse por mais 10 minutos.


Suspiro italiano
2 claras grandes
75 g de açúcar
Uma pitada de sal
1/4 colher de chá de essência de baunilha

Bata levemente na batedeira as claras, o açúcar e o sal. Coloque a vasilha sobre banho maria e mexa constantemente com um batedor. Cheque a temperatura com um termômetro: quando alcançar 60ºC, leve à batedeira em velocidade alta e acrescente a baunilha. Depois de ficar fofo e alcançar temperatura ambiente, coloque o suspiro em um saco de confeitar com o bico que preferir e cubra o perímetro da torta recheada.
Leve ao forno a 150ºC para dourar o suspiro, se possível, na opção aquecimento superior. Um maçarico também dá conta do recado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário